O Tarde Nacional desta terça-feira (11) falou sobre dietas, modismos alimentares e terrorismo nutricional. O entrevistado foi Ricardo Durante, nutricionista clínico e pós-graduando em comportamento alimentar.
Ele alertou sobre pesquisas e notícias que tendem a classificar alimentos como milagrosos ou venenosos, o que, em sua opinião, deve gerar desconfiança no consumidor. Segundo o nutricionista, os extremos são prejudiciais e o equilíbrio é sempre o caminho mais saudável.
Ricardo Durante falou, ainda, sobre a chamada “medicalização” dos alimentos, que leva muitas pessoas a criar fobia ou medo de comer determinados produtos. “A pessoa olha um prato com arroz, feijão e carne, e enxerga proteína de alto valor biológico, fibras, uma fonte de ferro e um carboidrato de alto índice glicêmico, sendo que é só arroz, feijão e carne”.
De acordo com ele, o excesso de informação, chamado de nutricionismo, acaba prejudicando a relação das pessoas com a comida. “Eu costumo dizer que restrição gera compulsão. Essas dietas a que as pessoas acabam aderindo predispõe a ter bulimia, compulsão alimentar”, alerta.
Clique no player acima e ouça a entrevista.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.