Os acreanos e parte da Amazônia estão à espera do eclipse solar de hoje (02) que poderá ser visto, parcialmente, da América do Sul. O fenômeno ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz solar em uma faixa terrestre. Para falar sobre um dos maiores fenômenos da astronomia, o Tarde Nacional - Amazônia conversou com o professor de Física e Astronomia do Acre, Aires Pergentino da Silva.
Segundo o professor, no Acre o fenômeno poderá ser visto bem próximo ao final do dia. "O que para gente é muito legal porque está muito quente e o sol está bem visível. Portanto, a previsão do tempo está bem favorável à galera do norte".
Para Aires, o eclipse é muito importante. Não só por ser um fenômeno da natureza, mas por ele ter sido responsável por a gente acreditar hoje na Teoria da Relatividade, de Einstein.
"Aqui nós estamos fazendo o trabalho de mobilização das escolas. Para que possam observar adequadamente, com o filtro", pontuou.
Na entrevista, Juliana comenta também a reação curiosa dos indígenas ao evento na época dos irmãos Villas Boas. O próximo eclipse total do Sol só poderá ser visto em 12 de agosto de 2045 no nordeste brasileiro.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.