O Tarde Nacional - Amazônia está de volta após alguns meses em rede com os colegas da Nacional de Brasília, da Nacional do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. E chegamos trazendo uma iniciativa que ensina português e aspectos culturais relacionados à cultura brasileira para crianças e adolescentes venezuelanos em Manaus.
O projeto de extensão foi desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Não Governamental Aldeias Infantis SOS Brasil.
Sobre este assunto, o programa conversou com o coordenador do projeto e diretor da Faculdade de Letras da UFAM, professor Cácio José Ferreira. O projeto, explica, "foi aprovado de forma emergencial devido a pandemia, devido a necessidade de dar acolhimento às pessoas em situação de refúgio aqui no Amazonas, principalmente os venezuelanos". Cácio acredita que o projeto, que teve início no mês de outubro, deve se estender até o ano que vem, tendo em vista o sucesso alcançado.
Na entrevista, o professor comenta que as crianças encontradas estão em situação bem vulnerável — algumas estavam matriculadas na Secretaria de Educação do Município, outras não. Ele lembra também o carinho das crianças pelo projeto. "Quando você termina uma aula elas ficam querendo mais, elas participam, elas mesmo organizam apresentações", conta o professor. "E você percebe também a necessidade de levar algo interessante e algo que contribua para essa confluência de línguas do espanhol com o português", complementa Cácio.
Neste primeiro momento estão sendo atendidas 30 crianças, na faixa etária de 8 a 15 anos. Acompanhe a entrevista completa, no player:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.