O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre o primeiro banco de dados genômicos de bactérias multirresistentes. A plataforma One Health Brazilian Resistance (OneBR) foi criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e colaboradores. A iniciativa tem apoio da FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.
Em entrevista ao programa, a pós-doutora do Laboratório de Resistoma, Viruloma e Alternativas Terapêuticas da USP, Bruna Fuga, explicou o que são bactérias multirresistentes e de que forma elas ameaçam a saúde humana.
Ela contou como funciona o banco genômico e em que tipo de estudos são usados os dados ali armazenados. Segundo a pesquisadora, as informações coletadas sobre as bactérias multirresistentes podem ser acessadas gratuitamente por qualquer pessoa. O endereço é onehealthbr.com
Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.