Nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre a importância da educação para a prevenção desse tipo de violência.
A entrevistada foi a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e integrante do Comitê Fiocruz pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, Laís Silveira Costa. Ela também é Conselheira do Movimento Down e faz parte do “Eu Me protejo”, um projeto voluntário e independente de prevenção da violência e do abuso sexual na infância.
Ela alertou que esse tipo de violência não tem limites socioeconômicos, e que atinge crianças de todas as classes, idades e realidades.
De acordo com a entrevistada, é fundamental conversar com as crianças desde cedo e ensiná-las a conhecer seu corpo:
“É importante que a criança seja explicada: o que são as partes intimas dela para ela construir um repertorio para diferenciar o que é um abraço carinhoso de um carinho abusador”, ressaltou.
Laís deu dicas de prevenção e de como abordar o assunto com as crianças.
Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra!
Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta no horário de 15h às 17h pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.