Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério Público suspende entrada de lixo colombiano em Tabatinga

A medida havia sido autorizada porque a estrada que dá acesso ao lixão

Há duas semanas o lixo da cidade colombiana de Letícia estava sendo despejado no lixão de Tabatinga (AM), território brasileiro. A autorização veio da prefeitura da cidade amazonense, em comum acordo com o governo colombiano.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Tabatinga, José Borges, a estrada que dá acesso ao lixão de Letícia, na Colômbia, sedeu, impedindo a passagem dos caminhões. “O prefeito de Letícia procurou o prefeito de Tabatinga solicitando esse apoio de cidades-irmãs em relação ao lixo doméstico”, informou o secretário.

 

Ouça também: Faltam de medicamentos nos municípios do Amazonas

 

O Ministério Público Federal apurou a situação e suspendeu provisoriamente desde o dia 20 de março o despejo dos resíduos na área brasileira. “A importação do lixo está suspensa. O Ministério Público Federal, na sexta-feira (20) ajuízou uma ação civil pública contra o município de Tabatinga para para proíbir, suspender, a entrada de qualquer resíduo sólido da cidade de Letícia”, explicou o procurador da República em Tabatinga André Luís Caselli.

 

Na tarde desta terça-feira (23), aconteceu reunião entre o Ministério Público Estadual, Federal, Defensoria Pública e a Prefeitura para discutir se os resíduos vindos de Letícia ainda podem ser jogado no Lixão de Tabatinga. Permaneceu a decisão do Ministério Público Federal proibindo o descarte do lixo colombiano.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 25/03/2015 - 02:38 e atualizado em 25/03/2015 - 08:23

Mais do programa