Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música inicia série sobre a Cultura Russa

No programa deste sábado, o destaque é o famoso e tradicional balé russo, com obras de Stravinsky e Tchaikovsky.

Caderno de Música

No AR em 26/05/2018 - 11:45

Falta menos de um mês para o início da Copa do Mundo de 2018! Independentemente de gostar ou não de futebol, é inegável que este é um dos eventos mais populares aqui no Brasil. Para entrarmos no clima desta grande festa, o Caderno de Música deste sábado (26) inicia uma série sobre a cultura da Rússia, país que irá sediar o evento neste ano. Nesta edição do programa, o destaque será para os famosos balés russos.

É na Rússia que encontramos as companhias de balés mais importantes e famosas do mundo. Afinal, quem nunca ouviu falar da famosa companhia do Teatro Bolshoi, em Moscou, ou do Teatro Marínski, em São Petersburgo? Com técnica e coreografia impecáveis, a forte tradição de balé na Rússia surgiu, em partes, pela própria cultura do país, que sempre apreciou a dança em suas mais variadas formas.

A primeira companhia de balé russo foi fundada em 1738 e possuía muitas características da técnica francesa. Isso porque foi o coreógrafo francês Marius Petipa quem conseguiu a transferência do maior centro mundial de dança de Paris para a cidade de São Petersburgo. Durante o tempo em que trabalhou na Rússia, Petipa coreografou célebres balés, revelando grandes bailarinos e realizando diversas parcerias com os compositores russos, em especial Tchaikovsky, para quem desenvolveu a coreografia dos balés “A bela adormecida”, “O lago dos cisnes” e “Quebra-Nozes”.

Após o sucesso de Patipa, o balé começou a entrar em decadência tanto na Rússia quanto no resto do mundo. Foi quando, a partir do século XX, um empresário visionário chamado Sergei Diaghilev, fundador do "Ballet Russo", trouxe um novo estilo para o balé russo e o difundiu para o mundo, até chegar na fama que conhecemos hoje. Diaghilev não só apresentou ao mundo grandes bailarinos, como Ana Pavlova, Tamara Karsaviana e Vaslav Nijinsky, como também propagou a ópera e, obviamente, as composições para balé. Entre as obras produzidas por Diaghilev e encenadas pela sua companhia, podemos destacar os dois famosos balés de Stravinsky:  “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”, ambas contaram, na sua estreia, com a participação do bailarino e coreógrafo russo Vaslav Nijinsky.

Ouça no player abaixo:


Ouça trechos de grandes balés russos no Caderno de Música, que vai ar ao aos sábados, às 11h45, na MEC FM, e aos domingos, às 7h15, na Rádio Nacional FM de Brasília.

 

Criado em 25/05/2018 - 09:43 - Episódio Caderno de Música 26/05/2018

Mais do programa