Quando pensamos em música clássica, é impossível não ter em mente nomes como Tchaikovsky, Stravisnky, Shostakovich, Rakhmaninov, entre tantos outros. A música russa é, certamente, uma das mais importantes do mundo e também uma das mais influentes, principalmente nos balés, na ópera e na música contemporânea. E o Caderno de Música deste sábado (02) e da próxima semana, segue com o especial sobre a cultura russa e apresenta os principais nomes da música de concerto deste país.
Dentre os compositores russos de sua época, Tchaikovsky é, sem sombra de dúvidas, o mais popular e o mais universalista por juntar à música tradicional russa a técnica de escolas composicionais de outras partes da Europa, como a Alemanha. E dentre os românticos, ele também é um dos mais versáteis, pois além de grande sinfonista, escreveu aberturas, poemas sinfônicos, concertos, óperas, além de obras vocais, solos e para música de câmara. Além de seus famosos balés, como "O quebra-nozes" e "O lago dos cisnes", as suas obras de maior destaque são as óperas "Eugene Onegin" e "A dama de espadas", o seu "Concerto para piano número 1" e a sua "Abertura 1812".
Outro nome que nos vem à cabeça quando pensamos em música russa é o do famoso Grupo dos Cinco, que existiu na virada do século 19 para o 20. Formado pelos compositores nacionalistas Modest Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Mily Balakirev e Alexander Borodin, o Grupo dos Cinco tinha como principal objetivo produzir música especificamente russa, restaurando melodias folclóricas e desenvolvendo-as em composições com características modernas. Eles foram fundamentais na formação da música contemporânea e influenciaram diversos compositores, como Prokofiev, Rachmaninoff, Stravinsky e Shostakovich.
Ouça no player abaixo:
Conheça mais sobre a música de concerto russa no Caderno de Música. O programa vai ao ar aos sábados, às 11h45, na MEC FM, com reprise aos domingos, às 7h15, na Rádio Nacional FM de Brasília.