O Caderno de Música deste sábado (20) e das próximas semanas vai relembrar um dos assuntos que mais geram dúvidas dentro da música clássica. Qual a diferença entre os gêneros de músicas instrumentais, como sonata, concerto, sinfonia e suíte?
Ouça no player acima.
Este primeiro programa fala sobre uma das formas mais comuns do universo clássico: o concerto. Embora haja algumas exceções, o concerto (assim como as sonatas, suítes e sinfonias) surgiu como uma obra exclusivamente instrumental. Uma boa dica para entender o que é concerto é comparar com uma disputa, uma conversa ou um duelo musical. No concerto, sempre haverá o som de um instrumento solista ou um pequeno grupo de instrumentos, contrastando e dialogando com uma grande massa orquestral.
Essa ideia de contraste nasceu oficialmente no período barroco. Nesse período, a ideia de contraste era vista em quase todas as manifestações artísticas, como o “claro-escuro”, muito presente nas pinturas da época.
A primeira modalidade de concerto que surgiu foi o concerto grosso, que se tornou uma das formas mais utilizadas na música barroca - praticamente todos os compositores deste período escreveram neste estilo, como Bach, Telemann, Vivaldi, Scarlatti e Corelli.
Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.