Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as características dos oratórios no Caderno de Música

Programa segue falando sobre os gêneros clássicos mais executados no fim do ano

Caderno de Música

No AR em 14/12/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (14) segue falando sobre os gêneros clássicos mais executados no fim do ano. Nesta edição, o destaque será para os Oratórios.

Assim como a Cantata (tema abordado no último programa), o oratório também é um tipo de composição para voz, porém bem mais longa do que as cantatas e com um conteúdo narrativo. A estrutura dos oratórios se assemelha à das óperas, com árias, coros e recitativos, porém, sem encenações dramáticas, figurinos e cenários.

Diferente das cantatas, que podem possuir texto religioso ou profano, a maioria dos oratórios, salvo algumas exceções, possui textos sacros. Os oratórios também foram explorados com mais intensidade no período barroco, e entre os principais compositores que se destacaram no gênero estão: Scarlatti, Caldara, Charpentier, Schütz, Haendel, Vivaldi e Bach. Os principais temas utilizados em um oratório, e até hoje os mais frequentes, são a Paixão e o Nascimento de Cristo.

Conheça mais sobre os oratórios no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM. 

 
 

Criado em 13/12/2019 - 18:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa