Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brincadeiras lúdicas ajudam crianças com câncer, aponta pesquisa

Em entrevista, terapeuta ocupacional fala sobre os resultados do

O Nacional Jovem conversou com Nathália Rodrigues Garcia Schinzari, terapeuta ocupacional, sobre sua pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, que comprova que brincar de faz de conta reduz o impacto do câncer em crianças.

 

A pesquisa foi realizada com 20 crianças, que estavam em tratamento, em uma sala contendo diversos brinquedos, e com a presença de um pesquisador, que analisava como as crianças interagiam com os brinquedos, sem direciná-las a nenhuma  brincadeira específica.

 

A Terapeuta disse que em sua pesquisa, foi possível perceber, como as crianças se expressavam melhor, por meio das brincadeiras, com relação ao que estavam passando, como elas entendiam o cancer, as fases do tratamento, os medos e como vivênciavam essa experiência em família.

 

Para Nathália, outro ponto importante em sua pesquisa, foi poder demonstrar aos profissionais de saúde que estimular a parte lúdica de uma forma terapeutica  deve ser incentivada nos hospitais, pois este trabalho orientado, proporciona uma entrega maior das crianças ao tratamento.

 

Nathália, ainda, destacou que acolher aos pais neste processo é muito importante, pois quando eles sem sentem fortalecidos, eles conseguem passar mais segurança e  confiança para as crianças em tratamento.

 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia (horário de Brasília) e, às 12h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 29/09/2014 - 21:58 e atualizado em 30/09/2014 - 12:07

Mais do programa