O Ópera Completa deste domingo (25) traz uma recém-lançada gravação de “Ernani”, de Giuseppe Verdi.
Composta por quatro atos, “Ernani” possui libreto de Francesco Maria Piave, baseado no drama "Hernani" de Victor Hugo. A ópera teve sua estreia em 9 de março de 1844, no Teatro La Fenice em Veneza, e foi um grande sucesso, solidificando a reputação de Verdi como um jovem compositor promissor. A história gira em torno de Elvira, uma jovem disputada por três homens: Ernani, um nobre fora-da-lei; Don Carlo, o Rei da Espanha; e Silva, um guardião rico e idoso. Esta narrativa proporciona a Verdi uma exploração das qualidades expressivas dos três principais tipos de vozes masculinas: tenor, barítono e baixo.
Embora tenha sido ofuscada por obras posteriores de Verdi – como "Il trovatore" e “La Traviata” – "Ernani" foi recentemente redescoberta e valorizada. A obra se destaca pelo seu vigor melódico e dramático, uma característica que fez a fama das primeiras óperas do compositor.
E no programa, confira uma das gravações mais recentes desta ópera, lançada em janeiro de 2024, com Francesco Meli, María José Siri, Roberto Frontali, e a Orquestra Maggio Musicale Fiorentino sob a regência de James Conlon. A gravação foi amplamente elogiada e ganhou destaque em publicações como a BBC Music Magazine e o Music Web International.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.