Denúncias de familiares de presos do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, relatam tratamento repressivo dos novos agentes penitenciários contra os detentos. Os funcionários estão em treinamento. Segundo relatos, é comum o uso de gás de pimenta para controlar qualquer problema dentro das celas. As revistas estariam sendo feitas colocando todos os presos semi-nus nos pátios, em tempo de frio.
A Associação dos Familiares de Internos do Sistema Penitenciário do DF (Afisp) e entorno já recebeu várias denúncias. Segundo a diretora do órgão, Darlana Godoy, a Afisp tem um áudio dos gritos de guerra dos agentes que incentiva a violência.
De acordo com nota da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, os agentes são treinados para agir de acordo com a lei. O texto ressaltou que neste mês não foi registrada nenhuma denúncia na ouvidoria do órgão sobre o relatado pelos familiares.
A pasta ainda afirmou que em algumas situações o uso de gás de pimenta é permitido, mas só é utilizado em último caso. Também esclareceu que revistas aos internos e às celas são procedimentos de rotina em todos os presídios do Brasil.
Outros destaques do Distrito Federal no Repórter Nacional:
- Após um mês de recesso, Deputados Distritais retomam os trabalhos nesta terça-feira;
- Terminaram as férias escolares para os alunos da rede pública e particular de ensino;
- Começaram as inscrições para o vestibular indígena na Unversidade de Brasília.