Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adasa vai acompanhar níveis de reservatórios até o final do ano

Racionamento de água vai acabar no dia 15 de junho, após um ano e cinco meses

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 07/05/2018 - 11:06

Sem racionamento, o reservatório do Descoberto deve chegar, após o período da seca, a 21% da capacidade contra 45% se o corte no abastecimento fosse mantido.

Atualmente, o reservatório do Descoberto está com 91% da capacidade. Isso pouco mais um mês antes do fim do racionamento de água no Distrito Federal, marcado para acabar no dia 15 de junho. O rodízio no abastecimento de água vai terminar após um ano e cinco meses.

Com o fim dos cortes no fornecimento, o reservatório do Descoberto, o mais importante do DF, vai chegar a 21% da capacidade em novembro deste ano, após o período da seca, segundo simulação da Adasa, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal.

Se o racionamento fosse mantido, o reservatório terminaria o período de seca com 45% da capacidade. O diretor da Adasa, Paulo Salles, argumenta que os estudos indicam que os níveis de água ficarão em um patamar seguro.

Apesar da melhora, o diretor da Adasa diz que a agência está com a luz de alerta acesa. Isso porque as chuvas de setembro de 2017 a abril deste ano estão 23% abaixo da média histórica e a vazão dos afluentes do reservatório do Descoberto também estão abaixo da média. Contudo, os níveis de chuva e dos rios estão melhores que no ano passado.

Ouça o Repórter Nacional - Brasília desta segunda-feira (7):

 

Confira também:

- Saiba onde vai faltar água hoje no DF

- Pessoas com deficiência começam a reber os cartões do bilhete único

Criado em 07/05/2018 - 11:17

Mais do programa