Os principais espaços culturais do DF estão fechados há anos para reformas, mas alguns podem ser reabertos ainda no segundo semestre deste ano.
Parte do centro cultural Renato Russo, na 509 Sul, deve ser reinaugurado em julho. A data foi divulgada nesta terça-feira (8) pelo governador Rodrigo Rollemberg durante vistoria às obras do local. Já a Biblioteca Demonstrativa, na 506 Sul, pode voltar a receber leitores até dezembro, segundo o Ministério da Cultura.
Mas o Teatro Nacional, que está fechado desde 2014 para reformas, ainda não tem data para voltar a funcionar. A obra parou por diversas vezes devido a contestações sobre o valor do contrato inicial previsto em 220 milhões de reais. O governador Rodrigo Rollemberg informou que o impasse deve ser resolvido nos próximos dias.
O produtor cultural, Alexandre Ribondi, acha que a demora para concluir as reformas dos espaços culturais tem a ver com a falta de interesse das autoridades.
Em fevereiro, o governo de Brasília reabriu o Centro de Dança, localizado no Setor Cultural Norte. Ainda promete inaugurar, em breve, os Complexos Culturais de Planaltina e Samambaia. Também garantiu que irá concluir as obras do museu de arte de Brasília o mais rápido possível.
Enquanto os espaços culturais não são abertos, os artistas do DF usam locais alternativos para as apresentações como o Sesc, Sesi, Casa dos Quatros, entre outros.
Ouça o Repórter Nacional - Brasília (7h40) desta quarta-feira (9):
Confira também:
- Policia Civil realiza operação Terra Prometida
- Confira a previsão do tempo para hoje