Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Racionamento no DF termina no próximo mês

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo governador Rodrigo Rollemberg

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 03/05/2018 - 16:35

Os moradores do Distrito Federal não vão mais precisar conviver com o racionamento a partir do dia 15 de junho. Essa é a data para o fim do corte no fornecimento de água das cidades. A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo governador Rodrigo Rollemberg.

Segundo ele, o fim do rodízio só será possível devido as chuvas volumosas que ocorreram. Também pela contribuição dos moradores e agricultores do DF que economizaram em média 12% de água no período de mais de um ano.

Segundo Rollemberg a decisão para acabar com racionamento partiu de vários estudos e obras.

A medida de terminar com o corte no fornecimento de água divide opiniões. O estudante Lucas Silva, é favorável por achar que o rodízio atrapalhava a população. Já o advogado, Divino Sales, avalia que seria interessante continuar com o racionamento.

Apesar das dúvidas dos moradores se o fim do racionamento será bom para o DF, o governo garante que haverá água para todos nos próximos meses. Isso porque, o sistema de captação foi ampliado com as obras do Bananal e Paranoá. Também porque em dezembro, as obras de captação da barragem do Corumbá, localizada em Goiás, estarão concluídas, o que acrescentará mais dois mil e oitocentos litros de água por segundo.

Atualmente, as duas principais barragens que abastecem o DF estão com níveis satisfatórios. A do Descoberto tem mais de 91% de água reservada. Já a de Santa Maria mais de 56%. A previsão do governo de Brasília é que em outubro deste ano, a barragem do Descoberto chegue a 22,7% e no mês seguinte, a 21.7%.

Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:

- Começa a temporada de festas juninas no DF

Ouça o programa completo:

 

Criado em 03/05/2018 - 16:40

Mais do programa