Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oficina no Ceasa mobilizou a população contra o desperdício de comida

Evento ocorreu neste fim de semana, como encerramento da Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos 2018

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 12/11/2018 - 08:59

Chefs de cozinha que tiveram projetos aprovados por chamada pública levaram, ao público, receitas gourmet, aproveitando partes de alimentos que, normalmente, são jogadas fora. O desperdício de comida ocorre desde o início da cadeia produtiva do alimento e passa pela escolha do consumidor também. 

Um dos projetos aprovados é o Double Chefs, dos cozinheiros profissionais Fábio Marques e Fernando Souza. Ambos levaram aos participantes receitas mais elaboradas, com direito a degustação. O chef Fernando Souza diz que o desperdício de alimentos ocorre também lá no fim da cadeia alimentar: dentro de casa.

Entre as receitas apresentadas, teve curau de abóbora e farinha de semente de abóbora, itens que, normalmente, vão direto para a lixeira. E dá para reaproveitar tudo: cascas, talos, folhas e até sementes. 

De acordo com as Nações Unidas, somente em 2013, mais de 26 Milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçadas no Brasil. Principalmente arroz, milho, tomate e cebola.

No mundo, o desperdício ultrapassa 1 bilhão de toneladas, o equivalente a 30% de todo o alimento produzido. Com essa quantidade, seria possível alimentar 821 milhões de pessoas que passam fome no planeta.

Ouça o Repórter Nacional - Brasília  (7h20) desta segunda-feira (12):

 

Tags:  desperdício

Criado em 12/11/2018 - 09:26

Mais do programa