Em entrevista ao Revista Brasil, o vereador e professor Tarcísio Motta comenta sobre o projeto de lei, uma iniciativa de cinco vereadores incluindo Marielle Franco, que cria o Dia Municipal de Luta contra o Encarceramento da Juventude Negra.
O Projeto de Lei precisa ser sancionado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Tarcísio falou que a data escolhida seria o dia 20 de junho, data em que Rafael Braga foi preso durante os protestos de 2013, por portar um frasco de Pinho Sol.
Ele comentou que no Brasil é feito um encarceramento em massa e que é preciso buscar outras alternativas, como a educação.
O vereador também falou sobre a diferença de tratamento entre pobres e ricos. Quem tem uma boa condição financeira consegue adiar a prisão, enquanto os menos favorecidos são presos.
"Temos um problema de racismo estrutural presente na sociedade brasileira que muitas vezes leva à condenação sem prova”, acrescentou o professor.
Saiba mais
Rio pode ter dia de luta contra encarceramento da juventude negra
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h nas rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.