Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senadores aprovam o parcelamento de dívidas dos clubes de futebol

Clubes de futebol terão 20 anos para quitar dívidas com União

Governo e Congresso Nacional vão permitir aos clubes de futebol pagarem em 20 anos suas dívidas com a União, estimadas em R$ 4 bilhões. Os clubes também serão anistiados em 100% dos encargos legais das dívidas, 70% das multas e 40% dos juros.

 

Com votação simbólica, o Plenário do Senado Federal aprovou a Medida Provisória 671 que cria a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A MP foi votada favoravelmente na semana passada pela Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.

 

O texto aprovado também estabelece nova fonte de financiamento para os clubes: uma nova modalidade de raspadinha chamada Lotex.

 

Em contrapartida ao parcelamento da dívida bilionária e a criação de nova loteria, a ser explorada pela Caixa Econômica Federal, os clubes que se beneficiarem da lei vão se submeter ao acompanhamento e à fiscalização da Autoridade Pública de Governança do Futebol ligada ao Ministério do Esporte.

 

A lei também descreve o que é gestão temerária nos clubes, exige transparência na administração, limita reeleições de dirigentes e impõe meta para redução de deficit.

 

O descumprimento das contrapartidas da lei pode proibir os clubes de fazer registro de novos atletas e até rebaixar os times em competições futuras, como lembra o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

 

A votação da MP 671 destrancou a pauta do Senado que agora poderá votar antes do dia 17, quando começa o recesso, o projeto de lei que diminui as desonerações de folha de pagamento, os projetos de lei da reforma política e do pacto federativo.

 

O Repórter Brasil desta terça-feira (14) destaca ainda:

- Ampliação do limite do crédito consignado já está valendo, mas especialista recomenda cautela;

- Líderes do Senado decidem hoje a data de votação do projeto que reduz as desonerações na folha de pagamentos;

- 25 anos do ECA são marcados por protestos contra a redução da maioridade penal em algumas capitais;

- Relatório do UNICEF aponta que mortalidade infantil caiu no Brasil, mas que  homicídio de jovens,  aumentou.



No Mundo da Bola discute finanças dos clubes de futebol no Brasil

MP do Futebol é aprovada na Câmara dos Deputados

Criado em 14/07/2015 - 10:07 e atualizado em 14/07/2015 - 09:48

Mais do programa