Diante da escassez de chuvas no Brasil, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram estudo sobre formas de uso mais eficiente da água pela agricultura.
Sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou, nesta segunda-feira (28), o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Deivison Santos. Ele, juntamente com a geógrafa Marta Ummus, fez um artigo focado em região intitulada de Matopiba (as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que é a nova fronteira agrícola do país, onde há uma grande oferta hídrica na estação chuvosa, seguida por um período de seca que chega a durar 150 dias.
Segundo o pesquisador, a água é uma responsabilidade de todos e não somente do setor agrícola. Como está escrito no artigo, o setor agrícola, apesar de ser um grande usuário, responsável de mais de 70% do uso pela água, grande parte dessa água retorna ao ciclo hidrológico, ficando disponível ao usuário.
Ouça também: Projeto de irrigação permite economia de até 70% da água
Deivison Santos esclarece que as tecnologias que favorecem a infiltração da água no solo, na verdade são práticas de conservação do solo, para que favoreça a infiltração. O solo tem que tornar uma verdadeira esponja e caixa d'água. Um reservatório para que haja tanto uso pelas culturas, como recarga dos aquíferos.
O pesquisador lembra que a eficiência de um sistema de irrigação também envolve a adequação de seu uso. Para isso é preciso conhecer quando e como deve ser feita a irrigação de salvamento, irrigação suplementar e irrigação plena.
Confira mais informações ouvindo a entrevista completa no player acima. Para ler o artigo na íntegra clique aqui.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.