Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça formas de uso mais eficiente da água pela agricultura

Pesquisador da Embrapa explica que existem novas formas de cultivo que

Diante da escassez de chuvas no Brasil, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram estudo sobre formas de uso mais eficiente da água pela agricultura.

 

Sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou, nesta segunda-feira (28), o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Deivison Santos. Ele, juntamente com a geógrafa Marta Ummus, fez um artigo focado em região intitulada de Matopiba (as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que é a nova fronteira agrícola do país, onde há uma grande oferta hídrica na estação chuvosa, seguida por um período de seca que chega a durar 150 dias.

 

Segundo o pesquisador, a água é uma responsabilidade de todos e não somente do setor agrícola. Como está escrito no artigo, o setor agrícola, apesar de ser um grande usuário, responsável de mais de 70% do uso pela água, grande parte dessa água retorna ao ciclo hidrológico, ficando disponível ao usuário.

 

Ouça também: Projeto de irrigação permite economia de até 70% da água

 

Deivison Santos esclarece que as tecnologias que favorecem a infiltração da água no solo, na verdade são práticas de conservação do solo, para que favoreça a infiltração. O solo tem que tornar uma verdadeira esponja e caixa d'água. Um reservatório para que haja tanto uso pelas culturas, como recarga dos aquíferos.

 

O pesquisador lembra que a eficiência de um sistema de irrigação também envolve a adequação de seu uso. Para isso é preciso conhecer quando e como deve ser feita a irrigação de salvamento, irrigação suplementar e irrigação plena.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista completa no player acima. Para ler o artigo na íntegra clique aqui.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 28/09/2015 - 15:17 e atualizado em 28/09/2015 - 13:24

Mais do programa