Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo desenvolve neuroprotetores naturais para tratar o AVC

Pesquisadores identificaram na flora amazônica substâncias com efeito anti-inflamatório

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 12/11/2021 - 15:00

O Tarde Nacional - Amazônia se aprofundou sobre uma pesquisa que tem o objetivo de desenvolver neuroprotetores naturais, derivados da flora amazônica, para tratar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O entrevistado foi o neurocientista e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Walace Gomes Leal.

Ele explicou como a ação de neuroprotetores poderia impedir a expansão da lesão primária e diminuir as sequelas decorrentes do acidente vascular cerebral.

O neurocientista contou também como o conhecimento tradicional das comunidades nativas orientou os estudos etno-botânicos em busca de plantas que poderiam ser usadas como neuroprotetores naturais:

“Nós vimos quais eram as plantas que as comunidades nativas, que a medicina popular, dizia que funcionavam para AVC. Então, usando o conhecimento tradicional como pista, nós identificamos cerca de 4 plantas que a população, sem comprovação científica, usava para tratar AVC isquêmico e hemorrágico, por exemplo, tomando chás caseiros dessas plantas. Então, nós sentimos a necessidade de investigar isso cientificamente. Foram 11 anos de pesquisas”.

Walace explicou ainda em que fase está a pesquisa e quais as próximas etapas previstas do estudo. De acordo com o entrevistado, os testes clínicos em humanos serão realizados a partir de 2022.

Quer saber mais? Então clique no player e confira a entrevista na íntegra!

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya. 

Criado em 13/11/2021 - 11:02

Mais do programa