Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Febre Maculosa: estudo busca desenvolver vacina contra a doença

Especialista também tirou dúvidas dos ouvintes sobre prevenção e o que fazer em caso de suspeita de contaminação

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/06/2023 - 17:19

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre um estudo, conduzido na Universidade de São Paulo, que tenta desenvolver uma vacina contra a febre maculosa. A entrevistada foi a professora associada do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Andrea Fogaça.
 
Ela explicou em que fase se encontra a pesquisa sobre a vacina, que tem o objetivo de diminuir a população do vetor da doença, no caso, o carrapato estrela. Segundo a professora, se tudo der certo, o imunizante deverá ser aplicado nos animais que podem ser hospedeiros da doença.
 
 Andrea Fogaça orientou os ouvintes sobre prevenção e o que fazer em caso de suspeita de contaminação. Ela ressaltou que a doença tem tratamento em seu estágio inicial, por isso é fundamental a atenção aos primeiros sintomas, como febre alta repentina, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas (que podem surgir entre 3 e 10 dias após o contágio). A professora lembrou da importância de o paciente avisar ao médico, na hora do atendimento, que esteve em região com possível ocorrência de carrapatos.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
 
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Tags:  febre maculosa

Criado em 19/06/2023 - 17:19

Mais do programa