Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa identifica presença de plástico em peixes no Amazonas

O estudo analisou 336 peixes de seis espécies no Médio Solimões

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/07/2023 - 17:09

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre uma pesquisa que identificou a presença de plástico no estômago e intestino de peixes muito consumidos no Amazonas. O estudo é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).  A entrevistada foi a coordenadora da pesquisa e mestra em zoologia, Carolina Gomes Sarmento.
 
Carolina contou que a pesquisa analisou seis espécies de peixes na região do Médio Solimões: Jaraqui, Aruanã, Tucunaré, Tambaqui, Sardinha e Pacu. Dos 336 peixes analisados, 25 possuíam partículas de plástico em seu interior. Segundo a pesquisadora, o número é relativamente pequeno, mas não deixa de ser preocupante, já que o plástico traz não só danos físicos aos animais, como também danos toxicológicos, podendo afetar a cadeia reprodutiva.

Ela ressaltou que a pesquisa é importante para nortear a tomada de decisões pelo poder público, com foco na redução do uso de plásticos e descarte correto desses materiais.

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 18/07/2023 - 17:09

Mais do programa