Gastronomia foi o assunto do Tarde Nacional desta segunda-feira (3). E também Xibé, Pirão, Arubé, Mojica, Bacuri e Taperebá. O convidado foi o Chef Ofir Oliveira, que há mais de duas décadas divulga a autêntica culinária amazônica em todo o mundo.
No bate-papo, Ofir falou sobre a história de determinados pratos e contou como foi que a Maniçoba, comida tipicamente indígena, ficou famosa em Paris, em 1989.
O Chef também falou da importância do brasileiro valorizar seus frutos e pratos típicos, como o Arubé, por exemplo. Segundo ele, a iguaria, um concentrado de tucupi, em nada perde para a famosa Mostarda Dijon.
Ofir Oliveira participou de um dos episódios do programa Cozinha Amazônia, que estreou hoje na TV Brasil e que apresenta receitas, entrevistas e dicas de chefs que usam ingredientes da região amazônica. O programa é produzido pela TV Cultura do Pará, emissora da Rede Pública de Televisão, e será exibido na TV Brasil toda segunda-feira, às 7h30 e às 17h30 (horário de Brasília).
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.