Vinte e um de setembro é o Dia Internacional da Paz. A data marca o início das atividades da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1981. Mas a paz, tão buscada por muitos, tem um conceito único? Ou isso varia de indivíduo para indivíduo?
Quem conversou sobre o assunto no Tarde Nacional desta segunda-feira (21) foi a escritora e psicóloga Maria Tereza Maldonado. Ela tem 39 livros publicados, entre eles “Os construtores da paz - caminhos da prevenção da violência", da editora Moderna.
Segundo Maria Tereza, a paz é uma construção diária que significa cuidar bem de nós mesmos, cuidar bem dos outros e cuidar bem do ambiente em que vivemos.
Para alcançar a paz, é preciso entendermos que os conflitos são inevitáveis, porque surgem das diferenças, embora seja possível transformá-los em oportunidades de fazer bons acordos de convivência, de entender as perspectivas do outro e as nossas também.
A psicóloga disse que não se chega no auge da paz. Pelo contrário, há sempre um trabalho a ser feito no nosso próprio desenvolvimento e no desenvolvimento dos nossos relacionamentos. Nesse processo de reflexão, alguns recursos podem ajudar, como terapia, meditação, religião, leituras inspiradoras e atividades físicas.
Confira a entrevista na íntegra clicando no player acima!
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
ONG da Paz promove eventos na Semana da Mobilidade