Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPDFT abre inquérito para apurar a morte de três animais no Zoológico de Brasília

De acordo com o órgão, não é normal a morte de três animais silvestres que deveriam ser cuidados e protegidos por um número considerável de funcionários do Zoológico

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 06/04/2018 - 10:27

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) investiga possíveis irregularidades no Jardim Zoológico de Brasília, após a morte de três animais da instituição este ano.

O MPDFT considera anormal a morte dos três animais silvestres, que deveriam ser cuidados e protegidos pelos funcionários do Zoológico. Primeiro morreu o elefante Babu, depois a girafa Yvelise e há uma semana, a antílope Gaia.

Girafa Yvelise
Girafa Yvelise, por Luiz Filipe Carneiro/FJZB

Quem está à frente das investigações é o promotor de justiça Roberto Carlos Batista,. Ele pretende descobrir os responsáveis pelas mortes, investigar suposta falta de cuidado no trato dos animais, negligência, imprudência e imperícia dos agentes públicos, o que pode levar até a responsabilização criminal.

O Ministério Público cita, na ação, a lei nº 1813, que atribui ao Zoológico de Brasília, a responsabilidade de assegurar o bem-estar dos animais, com conforto e cuidado.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPDF pediu ao zoológico que envie, em 15 dias, cópias dos prontuários e das necrópsias dos três animais mortos em 2018. Além disso, o órgão pede que a instituição informe os nomes, matrículas e funções dos profissionais que tratavam dos bichos.

O MPDFT também quer saber quais foram as providências tomadas pela instituição depois das mortes dos animais. O órgão informou que também acionou a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal para saber o que foi feito após as ocorrências. A secretaria não respondeu a nossa reportagem.

Em nota, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que não foi notificada e que está à disposição do Ministério Público para quaisquer esclarecimentos.

Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:

- Hospital de Base vai recorrer de nova suspensão pela justiça de contrato de aprovados em concursos.

Ouça no player abaixo:

 

 

Criado em 06/04/2018 - 10:34

Mais do programa